top of page
Foto do escritorAnaLuhSmart

A importância da visibilidade!



No dia 24 de setembro de 2022, Kim Petras e Sam Smith conseguem o feito de serem as primeiras pessoas trans a ocuparem o 1º lugar no Spotify - Mundo.


Mas qual a importância disso para as outras pessoas trans?


Visibilidade, ter pessoas trans ocupando lugares de prestigio, onde normalmente não é comum que pessoas trans ocupem, é um sinal de que toda pessoa trans pode ser quem ela quiser, que podemos ser mais, mais que uma caricatura estereotipada, que podemos ser mais que só trans, podemos ser pessoas.


Ver pessoas trans terem sucesso na vida, nas suas conquistas em seus objetivos, passa a mensagem que podemos chegar lá, ajuda a tirar essa imagem que somos sempre coitadinhas, que não podemos ser ou conquistar o que queremos.


Mas nem todos gostam dessa mensagem, a youtuber e influencer Mandy Candy, inclusive já mencionou sobre isso em um dos seus vídeos, que até mesmo dentro da própria comunidade LGBTQIAPN+, que deveria ser um lugar seguro para todas as pessoas da sigla muitas vezes é o primeiro lugar a te colocar pra baixo.


Eu lembro quando estava me descobrindo trans (eu admito me faltava também um pouco de tato, mas eu tenho dificuldades de me socializar com qualquer pessoa, logico não posso esperar que as pessoas já saibam disso), mas sempre que eu tentava conversar com outra menina trans, pra entender tudo, normalmente eu recebia patada, palavras ofensivas, foram poucas as meninas que conversaram comigo.


Claro como disse antes eu entendo que foi muitas vezes pelo jeito que cheguei, as perguntas que fazia, eu não fazia na maldade, mas venho de uma família muito conservadora e religiosa, a informação que chegava até mim sobre pessoas trans passava por diversos filtros de desinformação.


Eu lembro como se fosse hoje do dia em que tudo fez sentido pra mim, eu sabia que era diferente, embora não pudesse demostrar, mas não sabia o que, então no programa da Eliana em um dos quadros apareceu uma mulher trans lésbica, hoje é muito natural e fácil de entender, mas na época uns 10 anos atrás, pelo menos pra mim, não era tão intuitivo de se entender que atração não é gênero. Por que eu gosto de mulheres, gosto de pessoas (hoje sei que sempre fui pansexual), mas até aquele momento eu pensava sou mulher por que gosto de meninos, mas sou menino por que gosto de meninas, então o que eu sou? e como a ultima peça que faltava em um quebra cabeça tudo passou a fazer sentido, sou mulher por que sou mulher, eu me vejo, eu me sinto, eu me toco, eu penso, eu vivo como mulher. Não que se tenha um jeito especifico, se faz isso é mulher, se faz isso é homem, mas percebi que por quem me atraiu não diz quem eu sou. então ai comecei a ter mais sucesso na busca de mais informações do por que sou trans o que me faz ser trans. Mas a partir dai acho que tive sorte e encontrei varias trans falando sobre o assunto como a Mandy Candy, a Thiessita e um blog que não consigo me recorda o nome, mas sigo a autora do blog no insta, não vou cita seu nome e linkar aki por que ela encerrou blog, e saiu da "linha de frente". Na verdade o blog eu já seguia um tempo antes, eu desconfiava que podia ser trans mas não tinha certeza.

Mas foi um começo que ajudou a clarear muito a minha mente onde finalmente passei a me enxergar em outra pessoa. Essa é a importância da visibilidade, é a liberdade que você ganha ao ser capaz de se aceitar, de entender que você só é diferente, não um erro ou uma aberração da natureza e por mais único você pode ser ainda vão existir outras pessoas como você.

E pra você qual a importância da visibilidade? Ouve algum momento em que ver alguém semelhante a você lhe ajudou?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page