top of page
Foto do escritorAnaLuhSmart

Cuidado com as "pinkwashing", vamos valorizar as empresas que nos apoiam de verdade!



O apoio à comunidade LGBTQIA+ por parte das empresas tem se tornado cada vez mais comum, mas infelizmente algumas empresas usam essa causa apenas como uma forma de vender mais produtos ou melhorar sua imagem pública, sem realmente se comprometer com a luta pela igualdade e liberdade para essa comunidade. Essa prática pode ser vista como uma forma de propaganda enganosa e quebra de contrato, e é condenável sob uma perspectiva libertária.


Uma perspectiva libertária destaca a importância da honestidade e transparência nas relações comerciais e defende que as empresas devem ser honestas em suas motivações e ações de apoio à comunidade LGBTQIA+. Usar a causa LGBTQIA+ apenas como uma forma de lucro é uma violação da confiança e fidelidade dos consumidores e cidadãos, e pode ser vista como uma forma de cooptação da luta LGBTQIA+ para fins comerciais.


Além disso, a perspectiva libertária também destaca a importância de se apoiar organizações e grupos liderados por pessoas LGBTQIA+ e não apenas empresas. Essas organizações e grupos têm uma compreensão única e profunda das necessidades e desafios enfrentados pela comunidade e, portanto, são melhor equipados para liderar a luta pela igualdade e liberdade.


Enquanto é importante que as empresas apoiem a comunidade LGBTQIA+, é ainda mais importante que essas ações sejam sinceras e que realmente contribuam para a luta pela igualdade e liberdade para essa comunidade. Como consumidores e cidadãos, devemos ser críticos e questionar as motivações por trás do apoio das empresas à causa LGBTQIA+ e exigir que as empresas cumpram seus compromissos éticos e morais. Além disso, é preciso lembrar que muitas empresas e organizações "apoiam" publicamente a comunidade LGBTQIA+ apenas como uma forma de marketing e propaganda, sem realmente implementar políticas e práticas inclusivas e sem investir em projetos e iniciativas que beneficiem efetivamente essa comunidade. Essa forma de "apoiou" é conhecida como "pinkwashing" e pode ser vista como uma forma de exploração e enganação.


Sobre uma perspectiva libertária, é importante que as empresas e organizações sejam transparentes e verdadeiras em suas ações de apoio à comunidade LGBTQIA+, e que essas ações sejam consistentes com os princípios de liberdade individual e autodeterminação. Isso significa que as empresas e organizações devem implementar políticas e práticas inclusivas, investir em projetos e iniciativas que beneficiem efetivamente a comunidade LGBTQIA+ e se comprometer a combater a discriminação e a violência contra nossa comunidade.


Recentemente após atualizar alguns documentos com meu novo nome, passei por algumas experiências negativas e positivas quanto atualizar meus dados cadastrais em empresas que se dizem apoiadoras das causas LGBTQIA+. O processo de atualização dos documentos em sí já foi bastante desgastante mas vou tratar disso em outro post quando termina de atualizar todos os documentos. No momento, a atualização dos documentos que estou fazendo é do tipo Nome Social, o que por si só já traz algumas complicações como sistemas que não estão adequados para o nome social, sobre uma visão libertaria isso estaria tudo bem, pois a empresa pode não querer atender ao publico trans, o problema é quando empresas que se dizem apoiadoras das causas trans não tem o seu sistema compatível com o discurso.

E na minhas tentativas de atualização nos sistemas a grande maioria reprovou nesse aspecto, apenas uma empresa atingiu a perfeição, e essa empresa deve ser elogiada. E vale ressaltar que não recebi nada para falar bem dela, falo por que foi a experiência que vivi. A Nu Bank foi perfeita na sua atuação, a maneira que fui tratada desde a abertura do chamado até o fim da requisição. Fui tratada bem até nas pequenas coisas, nos detalhes, como usaram o tempo inteiro o nome correto e o pronome correto, sendo extremamente claros, educados e objetivos. Eu quando abrir o chamado fiquei um pouco receosa pois fazia tempo que não o usava direito, há alguns anos eu tive um problema financeiro, ainda estava aprendendo os conceitos básicos de economia, não consegui pagar meu cartão de crédito em dia, renegociei a divida e quase um ano depois consegui quita-la, isso faz uns 3 ou 4 anos atrás, desde então eu não usei mais tanto a conta. Isso me surpreendeu muito pois eu não era uma cliente ativa, ou uma cliente vip e mesmo assim fui tratada com dignidade e respeito. Foi pedido apenas a foto do meu documento atualizado para comprovar, burocracias, é bancos e Fintechs ou qualquer empresa seria tem, a burocracia quando usada de maneira e dose correta não é um problema. Do tempo de abrir o chamado e finaliza-lo levou menos de 1h já estava tudo resolvido, na verdade tem um prazo de até 48 horas para eles atualizarem no sistema, sou da área de tecnologia e sei que realmente tem um tempinho entre você da o comando e replicar nos servidores, normalmente é pouco tempo mais depende da arquitetura da rede e os bancos compartilham algumas sistemas com o Banco Central, então dentro desse ecossistema é um prazo compreensível e aceitável, mas não levou as 48 horas e já estava tudo resolvido e atualizado. Já alguns outros aplicativos Techs que se dizem apoiadores das causas trans, deixaram muito a desejar, desde outras Fintechs á Mobilidade Urbana, vieram com politicas que dificultam o processo ou impedem, com desculpas esfarrapadas, atendimentos meia boca.


As outras Fintechs que tenho conta e que tentei atualizar, em uma precisei vender/transferir alguns Tokens que tinha nela para realizar o procedimento e não realizaram, deram uma desculpa esfarrapada e pediram desculpa dizendo que reconhecem que é um direito meu, mas infelizmente o sistema deles e o Banco Central e blábláblá. A outra quase a mesma coisa, não precisei me desfazer ou transferir meus ativos, mas a mesma desculpa do Banco central, não reconhecerão que é um direito nem que o problema é o sistema deles, mas também fui tratada com cordialidade. Agora a de Mobilidade Urbana, após mais de um mês tentando, mesmo enviando os documentos atualizados, mesmo com 2 dias para a visibilidade trans, de na mesma semana eu receber e-mail promocional falando que se importam com as causas LGBTQIA+, exigiam um manuscrito escrito a mão que declaro ser transexual/travesti, deveria ser digitalizado e enviado pra eles, no entanto também notificaram que eu deveria fazer a alteração no meu perfil motorista que assim alteraria em todos os seus 3 apps. Vamos contextualiza, na mesma época de dificuldades financeiras eu criei um perfil motorista, mas nunca fiz uma única viagem ou entrega, até por que outra oportunidade surgiu. Desde então só usei o app cliente e de entrega dessa desenvolvedora. Anos depois eu saiu do armário e inicio minha transição e dou inicio na atualização cadastrais e voltamos ao presente. Desde de dezembro estou tentando atualizar o cadastro, primeiro ouve a bizarrice de pedir a tal declaração, sendo que eu tenho os documentos atualizados e enviei as fotos dos mesmos. Depois, pediram pra atualizar no app motorista, foram 3 chamados diferentes, no ultimo, 2 dias antes do dia de visibilidade trans, eu perdi a paciência, segue o dialogo em formato reduzido:

- EU: Oi gostaria de Atualizar meu nome para Ana ********, pois sou trans, já salvei os documentos atualizados. Já abri outros chamados diz que tenho que fazer isso aqui no app motorista - Atendente do App1: Oi, você foi recusada como motorista, se discorda da avaliação entre em contato nesse link *****. CHAMADO ENCERRADO PELO ATENDENTE1 CHAMADO REABERTO - EU: Não tem problema, podem até excluir meu perfil motorista, só queria o nome atualizado, pois é constrangedor sempre que faço o uso do aplicativo e está lá o nome antigo.

- Atendente do App2: Oi, você foi recusada como motorista, uma empresa terceirizada faz a verificação, se discorda da avaliação entre em contato nesse link *****. você perdeu o prazo para contestação então só depois de 12 meses poderá tentar de novo e blábláblá. CHAMADO ENCERRADO PELO ATENDENTE2 CHAMADO REABERTO - EU: Você está lendo o que estou escrevendo? acho que não, pois não ligo de ser motorista só quero o nome atualizado O NOME. - Atendente do App3: Sentimos muito por saber que sua experiência não foi como esperado. Como informamos anteriormente a avaliação de segurança é feita por uma empresa terceirizada. Se discorda da avaliação pode entrar em contato com a própria empresa pelo link. agradecemos a compreensão CHAMADO ENCERRADO PELO ATENDENTE3 CHAMADO REABERTO - EU: EU NÃO QUERO SER MOTORISTA QUERO SÓ O NOME ATUALIZADO, O NOME, O NOME, O NOME CHAMADO ENCERRADO PELO ATENDENTE3 CHAMADO REABERTO

- EU: Se não é possível mudar o nome como eu excluo minha conta de todos os seus apps?

CHAMADO ENCERRADO PELO ATENDENTE4

Vi um vídeo no Youtube e exclui meu perfil no app. Se você reparou eu não citei o nome das empresas ruins e isso tem um motivo, sou libertária como você já deve ter percebido, e por acaso eu também estudei sobre marketing digital, poderia usar do mecanismo libertário do cancelamento, mas uma coisa que aprendi é, não existe publicidade negativa para uma marca, uma empresa, o ideal é ser lembrada positivamente, mas ser lembrada negativamente não é ruim, ruim é não ser lembrada, não ter seu nome falado, não estar na boca do povo. E por ser uma libertaria tomei a decisão de excluir minha conta nesses apps, infelizmente vou ter que manter em alguns, mas os que podem ser substituídos serão, pois tenho o entendimento que ao gastar meu dinheiro com essas empresas estou validando suas ações e não é isso que eu quero, não vejo sentido em processar uma empresa obrigando-a a receber meu dinheiro para me prestar o serviço, que mesmo que eu consiga força-los judicialmente a me prestarem o serviço como prestam aos outros, será um péssimo serviço, pois será realizado com má vontade, além de usarem do meu dinheiro para continuar prestando esse serviço porco. Então essa postagem tem como objetivo conscientizar sobre essas empresas que fazem propaganda enganosa dizendo ser apoiadoras de causas LGBTQIA+, mas que na verdade não se importam, não buscam nos atender com dignidade e que temos que valorizar as empresas que nos respeitam de verdade.

É importante lembrar que o apoio à comunidade LGBTQIA+ não é apenas uma questão de "ser legal" ou "ser político correto", mas sim uma questão de respeito à dignidade humana e às necessidades da comunidade. Ao reconhecer e valorizar a diversidade de gênero e orientação sexual, estamos construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page